Instrumentos de cordas com dois ou mais braços já existiam desde a Renascença. O advento da guitarra de corpo solido, como já descrito nesse blog, aumentou a gama de possibilidades da guitarra eletrica, bem como permitiu que diversos talentos desenvolvessem variações na guitarra. Um grande exemplo foi a Multi-neck guitar.
Se perguntarmos a qualquer guitarrista qual seria o instrumento que gostaria de ter no seu set, ou em sua coleção, aquela guitarra que é seu sonho de consumo, certamente a maioria desses musicos teria a Double Neck em sua lista. A guitarra Double Neck, ou guitarra de dois braços, ou gemea (nomenclatura variavel com a região) tornou-se um instrumento iconico nas maos de Jimmy Page, do Led Zeppelin, quando executara Stairway to Heaven. Depois dele, varios guitarristas viriam a usar a famosa Gibsnon EDS-1275, como Zakk Wylde, Slash, Ritchie Sambora, e existiram tambem variações, como as guitarras ambidestras em forma de V e X de Michael Angelo Batio, baixos de varios braços e tambem guitarras de ate 8 braços. Mas a pergunta é: Page inventou a Double Neck?
O lugar que a double neck nasceu é exatamente o mesmo lugar em que nasceram os musicos que foram tambem grande inspiração de Page e do Zeppelin (inspiração tamanha que gerou problemas judiciais ao Led). Jimmy bebeu da fonte da musica sulista dos EUA, incorporando elementos do delta blues, chicago blues, jazz, soul e musica country. Mas Jimmy Page não pegaria da musica country apenas a forma de tocar. Foi justamente com esses musicos que surgiria a double neck.
Nascia, em 1955, no sul dos Estados Unidos uma guitarra diferente- Ainda bem que passou por mudanças.
Nesta época, havia outro guitarrista que ficaria famoso por usar uma guitarra gêmea. Isto porque ele estava ao lado de Maphis quando Moseley chegou com o instrumento novo. Um garoto extremamente talentoso e com apenas 12 anos de idade, chamado Larry Collins. Ele fazia uma dupla country com sua irma, The Collins Kids. Maphis passou a admirar e respeitar esse promissor garoto, e lhe ensinou muito sobre o instrumento, a ponto de usa-lo em 100% de suas apresentações
A famosa EDS-1275
Como visto nesse mesmo blog, desde a decada de 50 a Gibson passara a fabricar guitarras solidas. Inspirados nos modelos de Moseley, em 1962, então, lançaram um modelo similar a sua SG, mas com dois braços: Uma craviola no braço de cima e uma guitarra no braço de baixo.Seu funcionamento é similar as Les Paul/SG, instrumento de braço colado com dois humbuckers com controle de tom e volume independente para cada. Esse modelo permaneceu sem interesse geral por muito tempo, ate que um dia um certo guitarrista apareceu com um modelo cereja de escudo preto e ferragens douradas. Pode-se estimar que, da mesma forma que Jimmy Page tenha tido acesso as raras gravações do grande Robert Johnson, ele certamente ouviu falar dos The Collins Kids e da guitarra de dois braços de Larry. Dai em diante, o resto é historia. A Gibson parou de fazer esta guitarra nos anos 80 e não voltou a fazer até o começo dos anos 90, agora, marcando o numero de série atrás do headstock do braço de 6-cordas e não mais no de 12-cordas. A EDS-1275 agora só esta disponível nas cores cereja ou branco alpino pela Gibson Custom Shop e não é mais um modelo produzido regularmente. A Epiphone (subordinada de baixo-custo da Gibson) faz uma cópia da doubleneck, vendendo-a como o modelo G-1275.
Um simbolo, um desejo, uma necessidade. Seja qual for o motivo que o leve a desejar uma multi-neck, com certeza opções é o que nao faltarão. Então, se divirta nessa galeria, e vida longa a guitarra eletrica!
Alguns curtem EXAGERO: