Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os Beatles atravessaram a rua



Ontem, no dia 08/08/12, a foto da capa do "Abbey Road" dos Beatles completou 43 anos. Foram nada menos que geniais fazendo capas extremamente trabalhadas como a do Sgt Peppers ate capas simples como a citada acima, gerando um “culto” do mesmo porte. De forma grosseira, eles apenas atravessaram a rua, mas a travessia que John, George, Paul e Ringo realizaram foi muito mais profunda e decisiva como parece.
Abbey Road foi o fim dos Beatles e da decada de 60. Apesar de Let it Be ser o ultimo a ser lançado, Abbey foi o ultimo a ser gravado, e sua tematica geral foi basicamente um resumo de toda a trajetoria dos Fab Four. John e George fazendo musicas sobre suas amadas (Something e I Want You) e Paul fez uma sequencia de musicas, que de “You Never Give me Your Money” ate “The End” ele praticamente explicava os motivos por tras da separação deles, e o que poderia vir pela frente. Paul fechou com chave de ouro a carreira do grupo mais bem-sucedido da historia.
Eles atravessaram a rua. Não somente a calçada do estudio Abbey Road. Do lado que deixavam pra tras, estava os anos 50, do Rhythm n’ Blues acelerado, do Rock n’ Roll, em direção aos anos 70, do Hard Rock, do Heavy Metal, do Art/Prog Rock, do Punk Rock, deixavam pra tras suas influencias, e caminhavam em direção ao seu legado. Os anos 50, de todo o tradicionalismo, hipocrisia e conservadorismo, foi seriamente combatido nos anos 60. E os Beatles de certa forma participaram disso. De “I Wanna Hold Your Hand” ate “A Day in the Life”, muito foi feito, muita coisa aconteceu e o mundo definitivamente não era mais o mesmo.
            Atravessaram a rua, deixando para tras o Rock n Roll ingenuo de Elvis em direção ao Rock pesado e tecnico do Sabbath, Zeppelin e Purple. Deixaram os acordes empolgantes de Chuck Berry em direção ao rock espacial, conceitual e progressivo de Pink Floyd, Velvet Underground e etc. Deixaram pra tras uma sociedade hipocrita, cinza, de cabelos curtos e roupas longas em direção a pessoas que se vestem da forma que bem entendem, com cabelos compridos e ideias diferentes sobre sexo, drogas e rock and roll. No meio da rua, haviam The Who e Cream, mas não tao imponentes quanto aqueles que atravessaram. Primeiro John, que introduziu a politização nas letras de rock. Depois Ringo, que mesmo recebendo tantas criticas teve relevante participação na evolução da forma de tocar bateria, segurando as baquetas como um martelo, e nos Beatles fazendo o que era necessario. Depois Paul, ah, Paul, o grande coringa do Rock, grande revolucionario e cabeça do rock e dos Beatles, que para alguns morreu anos antes dessa foto, mas sendo Paul McCartney ou Billy Shears, foi sem duvida um dos maiores genios da historia. E por ultimo, mas não menos importante, George, um dos primeiros “Guitar Heroes”, que tinha um talento imenso, porem ofuscado por dois talentos ainda maiores. Os Beatles atravessaram a rua, atravessaram uma decada, atravessaram algo que eles mesmo haviam criado, o que viria pela frente seria so o começo.